Concursos, Concursos Públicos, Dicas de Concursos Públicos, QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito, Questões, Questões para Concursos, RACIOCÍNIO LÓGICO, Simulado

SIMULADO 04 – RACIOCÍNIO LÓGICO – QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito

Simulado – Questões para Concursos Públicos – Dicas de Concursos Públicos

01. Com a promulgação de uma nova lei, um determinado concurso deixou de ser realizado por meio de provas, passando a análise curricular a ser o único material para aprovação dos candidatos. Neste caso, todos os candidatos seriam aceitos, caso preenchessem e entregassem a ficha de inscrição e tivessem curso superior, a não ser que não tivessem nascido no Brasil e/ou tivessem idade superior a 35 anos. José preencheu e entregou a ficha de inscrição e possuía curso superior, mas não passou no concurso. Considerando o texto acima e suas restrições, qual das alternativas abaixo, caso verdadeira, criaria uma contradição com a desclassificação de José? José tem menos de 35 anos e preencheu a ficha de inscrição corretamente. a) b) c) d) a) b) c) d) a) b) c)
José tem mais de 35 anos, mas nasceu no Brasil. José tem menos de 35 anos e curso superior completo. José tem menos de 35 anos e nasceu no Brasil.
02. Uma rede de concessionárias vende somente carros com motor 1.0 e 2.0. Todas as lojas da rede vendem carros com a opção dos dois motores, oferecendo, também, uma ampla gama de opcionais. Quando comprados na loja matriz, carros com motor 1.0 possuem somente ar-condicionado, e carros com motor 2.0 têm sempre ar-condicionado e direção hidráulica. O Sr. Asdrubal comprou um carro com ar-condicionado e direção hidráulica em uma loja da rede. Considerando-se verdadeiras as condições do texto acima, qual das alternativas abaixo precisa ser verdadeira quanto ao carro comprado pelo Sr. Asdrubal?
Caso seja um carro com motor 2.0, a compra não foi realizada na loja matriz da rede. Caso tenha sido comprado na loja matriz, é um carro com motor 2.0. É um carro com motor 2.0 e o Sr. Asdrubal não o comprou na loja matriz. Sr. Antônio comprou, com certeza, um carro com motor 2.0.
03. Em uma viagem de automóvel, dois amigos partem com seus carros de um mesmo ponto na cidade de São Paulo. O destino final é Maceió, em Alagoas, e o trajeto a ser percorrido também é o mesmo para os dois. Durante a viagem eles fazem dez paradas em postos de gasolina para reabastecimento dos tanques de gasolina. Na décima parada, ou seja, a última antes de atingirem o objetivo comum, a média de consumo dos dois carros é exatamente a mesma. Considerando que amanhã os dois sairão ao mesmo tempo e percorrerão o último trecho da viagem até o mesmo ponto na cidade de Maceió, podemos afirmar que: I – Um poderá chegar antes do outro e, mesmo assim manterão a mesma média de consumo.
I – Os dois poderão chegar ao mesmo tempo e, mesmo assim manterão a mesma média de consumo.
I – O tempo de viagem e o consumo de combustível entre a paradas pode ter sido diferente para os dois carros.
Somente a hipótese (I) está correta. Somente a hipótese (I) está correta. Somente a hipótese (I) está correta.
As hipóteses (I), (I) e (II) estão corretas.
04. Vislumbrando uma oportunidade na empresa em que trabalha, o Sr. Joaquim convidou seu chefe para jantar em sua casa. Ele preparou, junto com sua esposa, o jantar perfeito que seria servido em uma mesa retangular de seis lugares – dois lugares de cada um dos lados opostos da mesa e as duas cabeceiras, as quais ficariam vazias. No dia do jantar, o Sr. Joaquim é surpreendido pela presença da filha de seu chefe junto com ele e a esposa, sendo que a mesa que havia preparado esperava apenas quatro pessoas. Rapidamente a esposa do Sr. Joaquim reorganizou o arranjo e acomodou mais um prato à mesa e, ao sentarem, ao em vez de as duas cabeceiras ficarem vazias, uma foi ocupada pelo Sr. Joaquim e a outra pelo seu chefe. Considerando-se que o lugar vago não ficou perto do Sr. Joaquim, perto de quem, com certeza, estava o lugar vago?
Perto do chefe do Sr. Joaquim. Perto da esposa do chefe do Sr. Joaquim. Perto da filha do chefe do Sr. Joaquim. Perto da esposa do Sr. Joaquim.
05. Uma companhia de ônibus realiza viagens entre as cidades de Corumbá e Bonito. Dois ônibus saem simultaneamente, um de cada cidade, para percorrerem o mesmo trajeto em sentido oposto. O ônibus 165 sai de Corumbá e percorre o trajeto a uma velocidade de 120 km/h. Enquanto isso, o 175 sai de Bonito e faz a sua viagem a 90 km/h. Considerando que nenhum dos dois realizou nenhuma parada no trajeto, podemos afirmar que: I – Quando os dois se cruzarem na estrada, o ônibus 175 estará mais perto de Bonito do que o 165. I – Quando os dois se cruzarem na estrada, o ônibus 165 terá andado mais tempo do que o 175.
Somente a hipótese (I) está errada. Somente a hipótese (I) está errada. Ambas as hipóteses estão erradas. Nenhuma das hipóteses está errada.
06. Stanislaw Ponte Preta disse que ”a prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.”. Considerando que a prosperidade em questão está associada à corrupção, podemos afirmar que esta declaração está intimamente ligada a todas as alternativas abaixo, EXCETO: nível de corrupção de alguns homens públicos pode ser medido pelo padrão de vida que levam. A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil está indiretamente relacionada à corrupção dos políticos em questão. A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil está diretamente relacionada à corrupção dos políticos em questão. progresso de nosso subdesenvolvimento pode ser muito bom para alguns políticos.
07. Em uma empresa, o cargo de chefia só pode ser preenchido por uma pessoa que seja pós-graduada em administração de empresas. José ocupa um cargo de chefia, mas João não. Partindo desse princípio, podemos afirmar que: José é pós-graduado em administração de empresas e João também pode ser. a) b) c) d) a) b) c) d) a) b) c) d) b) c) d)
José é pós-graduado em administração de empresas, mas João, não. José é pós-graduado em administração de empresas e João também. José pode ser pós-graduado em administração de empresas, mas João, não.
08. Três amigos – Antônio, Benedito e Caetano – adoram passear juntos. O problema é que eles nunca se entendem quanto ao caminho que deve ser seguido. Sempre que Antônio quer ir para a esquerda, Benedito diz que prefere a direita. Já entre Antônio e Caetano, um sempre quer ir para a esquerda, mas nunca os dois juntos. Fica ainda mais complicado, pois Benedito e Caetano também nunca querem ir para a direita ao mesmo tempo. Se considerarmos um passeio com várias bifurcações, o(s) único(s) que pode(m) ter votado esquerda e direita respectivamente, nas duas últimas bifurcações, é ou são:
Antônio. Benedito. Caetano. Antônio e Caetano.
09. Em um concurso para fiscal de rendas, dentre os 50 candidatos de uma sala de provas, 42 são casados. Levando em consideração que as únicas respostas à pergunta ”estado civil” são ”casado” ou ”solteiro”, qual o número mínimo de candidatos dessa sala a que deveríamos fazer essa pergunta para obtermos, com certeza, dois representantes do grupo de solteiros ou do grupo de casados? 03 09 21 26
10. Em uma viagem ecológica foram realizadas três caminhadas. Todos aqueles que participaram das três caminhadas tinham um espírito realmente ecológico, assim como todos os que tinham um espírito realmente ecológico participaram das três caminhadas. Nesse sentido, podemos concluir que:
Carlos participou de duas das três caminhadas, mas pode ter um espírito realmente ecológico. Como Pedro não participou de nenhuma das três caminhadas ele, é antiecológico. Aqueles que não participaram das três caminhadas não têm um espírito realmente ecológico. Apesar de ter participado das três caminhadas, Renata tem um espírito realmente ecológico.
GABARITO:
01-D | 02-B | 03-D | 04-A | 05-C 06-B | 07-A | 08-B | 09-A | 10-C 
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s