Biologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares, ZOOLOGIA

LÃ – Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.

Segundo indícios históricos, a lã foi a primeira fibra tecida e tingida pelo homem. Há registros de que os fenícios comerciavam com esse tecido, e egípcios, hebreus e babilônios alcançaram notável grau de evolução nas técnicas de tecelagem.
Lã é o pêlo, geralmente macio e crespo, que cobre o corpo de algumas espécies de mamíferos herbívoros, como a ovelha, o carneiro, a lhama, a vicunha e o camelo, além das cabras de Angorá e Cachemir. Com os fios dessas fibras, desde a antiguidade, fabrica-se o tecido. As fases de fabricação são a tosquia (corte do pêlo do animal), a lavagem, a cardagem e o penteado. Por analogia, o termo lã é utilizado para designar outros produtos, como a lã de vidro — aglomerado de fibra de vidro muito utilizado para isolamento térmico e acústico — e a lã de escória, de aplicação similar, obtida dos restos da combustão de altos-fornos.
Entre os tipos de lã mais apreciados estão as dos carneiros de origem inglesa leicester e lincoln, de lã mais grossa, e a do espanhol merino, de lã mais fina. A qualidade da lã depende não só de fatores hereditários, como da alimentação, da higiene e das condições climáticas. A tosquia, embalagem, conservação e transporte contribuem para determinar a categoria do produto acabado.
Em termos de grau de proteção oferecido pelo tecido contra o frio, sua flexibilidade e elasticidade, as lãs variam muito. Também podem ser combinadas, na tecelagem, com fibras sintéticas. Os países que tradicionalmente lideram a produção mundial de lã incluem Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Argentina e Uruguai. No Brasil, o Rio Grande do Sul contribui com a quase totalidade da produção, mas as principais fiações e tecelagens ficam em São Paulo.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s