Biologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares, ZOOLOGIA

BÚFALO – Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.

 BÚFALO

Ao longo da evolução, certos herbívoros se especializaram em escapar dos predadores graças a sua velocidade. Outros, porém, são corpulentos e dotados de poderosos chifres e com eles atacam os carnívoros. Um dos animais desse grupo é o búfalo.
Búfalo é um mamífero artiodáctilo (as patas terminam em número par de dedos) da família dos bovídeos. Distinguem-se três espécies: o búfalo africano, o asiático e o pigmeu. O búfalo africano (Syncerus caffer) é um animal robusto que chega a pesar uma tonelada e pode ter 1,5m de altura na cernelha. É dotado de chifres proeminentes, encurvados para cima, quase juntos em sua base e perpendiculares à espinha dorsal. O corpo é coberto de abundantes pêlos escuros e pardos, embora haja uma variedade, o chamado búfalo da selva, cujos pêlos são avermelhados. Vivem em manadas separadas: fêmeas e filhotes de um lado, machos adultos de outro. Os machos velhos e corpulentos que não podem seguir a manada, vivem isolados. A fim de se proteger dos parasitas, os búfalos costumam banhar-se no lodo de charcos e lagunas. Não são agressivos, embora enfrentem seus inimigos com determinação. As fêmeas têm uma cria de cada vez e o período de gestação é de 11 meses.
Também denominado búfalo aquático ou carabao (Bubalus bubalis), o búfalo asiático é animal doméstico no sul da Ásia; umas poucas manadas, porém, ainda vivem em estado selvagem na Índia e Indonésia. Seus chifres são encurvados para trás e seu peso varia de 500 a 1.000kg.
O búfalo pigmeu ou anão (Anoa depressicornis) é de porte menor e de cor parda; seus chifres são retos. Só se encontra na ilha Celebes. É incorreto incluir entre os búfalos o bisão americano (Bison bison).

Standard

Deixe um comentário