Computadores analógicos, História da computação, História do hardware, Informática

Colossus (computador) – Computador Harwell – Atanasoff–Berry Computer – Computador IAS – Harvard Mark I – Patinho Feio – Computadores únicos em suas classes – Computadores analógicos – História do hardware – História da computação – Informática

Computadores únicos em suas classes 

Colossus (computador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Colossus Mark 2 sendo operado
Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Tommy Flowers. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina. Lorenz SZ 40/42. Utilizando símbolos perfurados em fitas de papel, o equipamento processava a uma velocidade de 25 mil caracteres por segundo.

Computador Harwell

O computador sob restauro
O computador Harwell, mais tarde conhecido como Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell (WITCH)1 , ou Harwell Dekatron Computer2 , é o computador mais antigo em funcionamento.

Entre 2009 e 2012 a máquina foi restaurada no Museu Nacional de Computação,3 tendo sido descrito como o mais antigo e original processador de dados computacional no mundo.4 O museu espera que o computador, baseado num dekatron, venha ser utilizado no ensino sobre computação para crianças.

Atanasoff–Berry Computer

O Atanasoft-Berry Computer, o ABC, foi o primeiro computador a usar válvulas termiônicas, inventado por John Vincent Atanasoff e Clifford Berry em 1939.

O computador tinha válvulas eletrônicas, números binários, capacitores e 1 quilômetro de fios.

Computador IAS

O computador IAS foi o primeiro computador eletrônico construído pelo Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). O artigo descrevendo o projeto do computador IAS foi editado por John von Neumann, um professor de matemática da Universidade de Princeton e do Instituto de Estudos Avançados. O computador foi construído de 1942 até 1951 sob sua direção. O computador IAS esteve em operação restrita no verão de 1951 até 10 de junho de 1952 quando se tornou operacional1 .

O computador era uma máquina binária com uma palavra de 40 bits, armazenando instruções de 20 bits em cada palavra. A memória tinha capacidade para 1024 palavras (5,1 kilobytes). Números negativos eram representados no formato de complemento de dois. Tinha dois registradores: Acumulador (AC) e Multiplicador/Quociente (MQ). Embora alguns considerem o computador IAS como o primeiro projeto a misturar programas e dados numa única memória, isto já havia sido implementado quatro anos antes pela Manchester Small-Scale Experimental Machine.

Harvard Mark I

Parte do Mark I
O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard1 , foi o primeiro computador eletromecânico automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América.2 Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.

Patinho Feio

Patinho Feio
O Patinho Feio é considerado o primeiro mini-computador brasileiro, totalmente projetado e construído no país.

Foi projetado e construído na Escola Politécnica da USP, pela equipe do antigo Laboratório de Sistemas Digitais (atual Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais), entre os anos de 1971 e 1972.

Ficha técnica

Microcomputador de 8 bits
Memória principal: 8 kbytes
Ciclo de máquina: 2 microssegundos
Interfaces: unidade de fita de papel, impressora, terminal de vídeo e plotter
Linguagem assembly

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s