Fisiologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Fisiologia – História – Campos da Fisiologia

Fisiologia

A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas, inclusive da saúde como Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ergonomia, dentre outras biológicas.1

A fisiologia biologia grega socorre-se dos conhecimentos proporcionados pela física para explicar como decorrem essas funções vitais e segundo que princípios físicos. Efectivamente, os conceitos da Biologia são indissociáveis da Física (ainda que aqui se fale de Física num sentido mais lato, incluindo a química). Para quem estuda a fisiologia integrada é importante o domínio da anatofisiologia.

É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal.

O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.

Outros campos de estudo importantes têm surgido na fisiologia, como a pesquisa em bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica e farmacologia.

História

William Harvey
O anatomista britânico William Harvey descreveu a circulação sangüínea no século XVII, iniciando a fisiologia experimental.

A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet (1511 – 1553) que estudou a circulação pulmonar. Até esse momento, a ciência fisiológica estava apoiada nas concepções puramente teóricas do médico grego Galeno: admitia-se, por exemplo, uma comunicação entre os dois ventrículos do coração por meio de invisíveis canais. Servet, juntamente com Vesálio, insurgiu-se contra essa concepção, e demonstrou que não há mistura de sangue entre os dois ventrículos.

Campos da Fisiologia

A fisiologia tem várias subdivisões independentes:

a eletrofisiologia ocupa-se dos fluxos de elétrons no funcionamento dos nervos e músculos e do desenvolvimento de instrumentos para a sua medida;
a neurofisiologia estuda a fisiologia do sistema nervoso;
a fisiologia celular ou biologia celular trata do funcionamento das células individuais;
a ecofisiologia tenta compreender como os aspectos fisiológicos afetam a ecologia dos seres vivos e vice-versa;
a fisiologia do exercício estuda os efeitos do exercício físico no organismo, em especial no homem.
São estudados pela fisiologia:

Respiração
Circulação
Reprodução
regulação hormonal
Digestão
metabolismo
Coagulação sanguínea
imunidade
equilíbrio hidro-electolítico
regulação da temperatura

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s