Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Biologia evolutiva – Histórico – Biólogos evolucionistas notáveis – Bibliografia – Livros-texto – Monografias e outros trabalhos notáveis

Biologia evolutiva

A biologia evolutiva é uma subdivisão da biologia que estuda a origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução. O estudioso da biologia evolutiva é comumente conhecido como biólogo evolutivo ou evolucionista.

Esse campo da biologia pode ser referido como um meta campo, pois abrange cientistas de várias disciplinas tradicionais, taxonomicamente-orientadas. A biologia evolutiva geralmente abarca cientistas de áreas especializadas em determinadas categorias de organismos, como mastozoologia, ornitologia ou herpetologia, mas que utilizam esses organismos como sistemas para responder questões gerais da evolução. Geralmente, ela também inclui paleontólogos, que usam fósseis para responder questões relacionadas ao modo e ao tempo da evolução, bem como teóricos em áreas como genética de populações e teoria evolutiva. Na década de 1990 a biologia do desenvolvimento reuniu-se à biologia evolutiva, depois de ser inicialmente excluída, através do estudo da biologia do desenvolvimento evolutivo.

Histórico

A Biologia Evolucionista, como disciplina acadêmica, surgiu como resultado da síntese evolutiva moderna nas décadas de 1930 e 1940. Entretanto, foi apenas nas décadas de 1970 e 1980, que um número significativo de universidades passou a ter departamentos que incluíam especificamente o termo Biologia Evolucionista em seus títulos. Nos EUA, como resultado do rápido crescimento da Biologia Molecular e da Biologia Celular, muitas universidades dividiram (ou agregaram) seus departamentos de Biologia em departamentos no estilo Biologia Celular e Molecular e Biologia Evolucionista e Ecologia (que geralmente incorporaram antigos departamentos de Paleontologia, Zoologia e afins).

A Microbiologia foi recentemente desenvolvida em uma discplina evolutiva. Ela foi originalmente ignorada devido à escassez de traços morfológicos e à falta de um conceito de espécie na microbiologia. Agora, os pesquisadores evolucionistas estão explorando nossa extensa compreensão da fisiologia microbiana, a facilidade da genômica microbiana, e o curto tempo de cada geração de alguns micróbios a fim de responder questões evolutivas. Características similares têm ajudado no progresso do estudo da evolução viral, particularmente com bacteriófagos.

Biólogos evolucionistas notáveis

Os contribuidores notáveis à Biologia Evolucionista incluem:

James F. Crow
Charles Darwin
Erasmus Darwin
Richard Dawkins
Theodosius Dobzhansky
Paul W. Ewald
Ronald Fisher
Douglas Futuyma
Stephen Jay Gould
J. B. S. Haldane
W.D. “Bill” Hamilton
Steve Jones
Motoo Kimura
Jean-Baptiste Lamarck
Richard Lewontin
Pierre Louis Maupertuis
Lynn Margulis
Ernst Mayr
John Maynard Smith
Tomoko Ohta
Sewall Wright
Alfred Russel Wallace
Allan Wilson
Edward Osborne Wilson
Popularizadores notáveis da evolução cujas pesquisas não estão primariamente ligadas à Biologia Evolucionista incluem:

Daniel Dennett
Steven Pinker
Bibliografia

Livros-texto

Douglas J. Futuyma, Biologia Evolutiva, Sinauer Associates, 3a edição (1998) ISBN 0878931899
Mark Ridley, Evolução, Blackwell, 3a edição (2003) ISBN 1405103450

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s