Biologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares, ZOOLOGIA

RENA – Biologia – Trabalhos Escolares – ZOOLOGIA

RENA

Animal semidomesticado, a rena ocupa na atualidade as regiões mais setentrionais do continente euroasiático. Em regiões como a Lapônia, dividida entre a Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, os rebanhos de renas são seguidos pelo homem em seus deslocamentos periódicos, o que deu origem a modos de vida e culturas bem peculiares.
Rena (Rangifer tarandus) é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos, a mesma dos veados e alces. É a única espécie da família em que tanto as fêmeas quanto os machos possuem chifres, divididos em ramificações irregulares e longas que terminam no alto em várias pontas. O pêlo, embora possa variar do esbranquiçado ao quase preto, é em geral acinzentado ou pardo. Os cascos largos facilitam a aderência e o deslocamento na neve e, por essa característica, o animal foi tradicionalmente usado para puxar trenós.
A rena euro-asiática, dispersa pela Escandinávia e pela Sibéria, é menor que seu equivalente norte-americano, o caribu, encontrado principalmente no Canadá e no Alasca, e considerado por muitos como simples variedade local da mesma espécie. Vários zoólogos, no entanto, admitem o caribu como espécie distinta e classificam-no, dentro do mesmo gênero, como Rangifer caribou. Os machos adultos, mais corpulentos que as fêmeas, podem chegar a pesar 300kg.
O habitat típico desses cervídeos é a tundra ártica e a taiga, ou mata de coníferas. Alimentam-se de liquens, musgos, ervas e cascas de árvores. Gregários, juntam-se em grandes manadas, com as fêmeas e filhotes de um lado e os machos adultos de outro. O período de gestação dura cerca de oito meses e nascem uma ou duas crias de cada vez. Os maiores predadores das renas são o homem, os lobos e linces. Os esquimós apreciam sua carne e pele. Para os caçadores, os chifres constituem valiosos troféus. Na pré-história, quando havia renas por quase toda a Europa, o homem primitivo comia sua carne, vestia-se com sua pele e fabricava instrumentos e objetos de arte com seus ossos e chifres.

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s