Biologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares, ZOOLOGIA

QUEIXADA – Biologia – Trabalhos Escolares – ZOOLOGIA

QUEIXADA

Duas facetas do queixada justificam seu nome: a mancha branca que tem em torno da boca, que parece adornar-lhe o queixo, e seu hábito de, quando acuado, chocalhar os dentes como se estivesse nervoso. Às vezes, nessa situação, o nervosismo aparente converte-se em fúria e o animal torna-se agressivo para defender-se de quem o ataca ou incomoda.
Chamado também de pecari, taiaçu, tiririca ou queixada-ruiva, o queixada (Tayassu pecari) é a maior das duas espécies do único gênero de taiaçuídeos — a família dos porcos-do-mato do Novo Mundo — que ocorre no Brasil. Mamífero artiodáctilo, distingue-se do porco doméstico e de outros suídeos por apresentar quatro dedos nas patas anteriores e apenas três nas posteriores.
O queixada mede mais de um metro de comprimento e até quarenta centímetros de altura. Além de ser maior, costuma ter o pêlo pardo um pouco mais escuro que o do outro porco-do-mato que compõe seu gênero, o caititu ou cateto (Tayassu tajacu), que se distingue pelo colar de pêlos brancos que lhe cinge o pescoço. Tanto o queixada quanto o caititu, que ocorrem do Texas, nos Estados Unidos, à Patagônia argentina, têm no dorso uma glândula que destila forte catinga em situações de perigo. Ambos têm hábitos sociais marcados e se deslocam em grandes bandos ou varas, que podem conter de cinqüenta a cem animais. Mais freqüente em matas fechadas, o queixada se alimenta de plantas, pequenos animais e carniça. As ninhadas consistem em geral de dois filhotes, que nascem após um período de gestação de cinco meses.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s