Biologia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares, ZOOLOGIA

LHAMA – Biologia – Trabalhos Escolares – ZOOLOGIA

LHAMA

Muito utilizada como animal de carga pelos povos andinos, desde as culturas anteriores ao período incaico, e pelo colonizador espanhol na exploração das minas de prata, a lhama continuou, na atualidade, a desempenhar papel indispensável no transporte de mercadorias através dos Andes.
Lhama (Lama glama) é um mamífero artiodáctilo da família dos camelídeos, a que também pertence o camelo. É estreitamente aparentada com a alpaca, o guanaco e a vicunha. A cor do pêlo varia do branco ao preto, passando pelo avermelhado. Tem em média 1,2m de altura na cernelha, a parte mais alta do dorso, e alcança entre 45 e 60kg de peso.
Animal gregário, vive em rebanhos que pastam nas regiões montanhosas do Peru, em determinadas áreas da Bolívia e no norte da Argentina. Quando recebe uma carga de peso superior ao que é capaz de suportar, deita-se e permanece nessa posição, sem que seja possível fazê-la levantar-se. Quando se aborrece ou se assusta, defende-se cuspindo. As lhamas também fornecem lã abundante, embora de qualidade inferior, que se usa na confecção de tecidos fortes e grossos.
Após um período de gestação de 11 meses, nasce uma cria que se mantém junto à mãe durante cerca de dez meses. É possível o cruzamento com outros camelídeos americanos; as crias são fecundas e recebem diferentes nomes, como huarizos (quando se cruza um macho de lhama com uma fêmea de alpaca) e llamovicuñas.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s