Educação Física, Esportes, Tênis de Mesa, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Tênis de Mesa – Pingue-pongue – Histórico e regras oficiais do tênis de mesa – (Educação Física – Esportes)

O tênis de mesa é uma prática esportiva derivada de um jogo originário da Inglaterra do século XIX, chamado pingue-pongue. As primeiras memórias desse jogo remetem a estudantes que dividiam uma mesa ao meio com livros (onde mais tarde seria colocada uma rede). Também há indícios de que militares ingleses também jogavam.

O termo pingue-pongue teria sido utilizado devido ao som da bola em contato com a raquete e com a mesa. E realmente tratava-se de um jogo, uma vez que as regras eram completamente variáveis: a contagem podia ir de 10, 20 até 100 pontos; a bola não tinha um tamanho específico; e as mesas também tinham tamanhos não padronizados. As raquetes eram um caso à parte: feitas com papelão ou madeira, podiam ser simples ou envoltas de lixa ou tecido.

Foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o jogo tomou fôlego real na Inglaterra e alguns antigos jogadores se uniram para fundar uma Associação de Pingue-Pongue. Tiveram problemas, pois havia uma marca já com patente do jogo, porém contornaram a situação e a partir daí deram nova cara ao pingue-pongue: redigiram as regras, buscando uma oficialização dessa prática esportiva e incentivaram a produção e a venda de equipamentos apropriados. A partir de então, essas regras foram tomadas como base para a Federação Internacional, criada em 1926, e o nome da prática foi modificado para Tênis de Mesa.

No Brasil, o tênis de mesa foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912. O estado atual do tênis de mesa em nosso país é bastante promissor, uma vez que a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) já organizou muitos eventos nacionais e internacionais, além de ministrar cursos para arbitragem desse esporte.

Oficialmente, a mesa deve ser retangular com as dimensões de 1,525m de largura por 2,74m de comprimento. A altura da mesa deve estar 0,76 metros de distância do solo. Há uma linha de dois centímetros de altura que marca toda a sua volta. A rede tem 15,25 cm de altura e se estende para além dos limites da mesa. A bola deve ser de celuloide, laranja ou branca, deve ter massa de 2,7 gramas e 40 mm de diâmetro.

As partidas oficiais são constituídas de sets de 11 pontos e abarca qualquer número de sets desde que sejam ímpares, para impedir o empate entre os jogadores. Caso o set tenha empate em dez pontos, a decisão será prorrogada por mais dois pontos. Além disso, a cada set os jogadores devem inverter o lado da mesa.

Obstruções também ocorrem no tênis de mesa: quando o saque encostar-se à rede; quando houver interferências externas (como barulho, por exemplo); quando o adversário não estiver preparado para receber o saque; e quando houver erro na ordem do saque. Em casos de obstruções, não são somados pontos ao adversário.

O ponto é somado sempre que: 1) o atleta tocar na bola duas vezes consecutivas; 2) ele errar o saque; 3) errar o recebimento; 4) a bola quicar em sua parte duas vezes consecutivas; 5) utilizar a parte não emborrachada da raquete; 5) sua mão livre encostar na mesa; 6 ) movimentar a mesa do jogo; 7) o atleta ou sua raquete tocarem na rede ou em seus suportes.

Para disputarem as partidas, os atletas precisam de roupas bem confortáveis. Por isso, foi institucionalizado que camisas, shorts e saias podem ser de quaisquer cores. A exceção é que quando a bola branca é utilizada na partida, a camisa só pode ter a gola e as mangas brancas. No caso da bola laranja, o mesmo procedimento é utilizado.

Pingue-pongue – Termo criado devido ao som da bola em contato com a mesa

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s