Educação Física, Esportes, Jiu Jitsu, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Jiu Jitsu – Regras – O que é – (Educação Física – Esportes)

O brasilian jiu jitsu privilegia a luta no chão, seguida por golpes de finalização.

Você sabe o que é jiu jitsu? Se você pensou que jiu jitsu é uma luta praticada por pessoas que têm um pitbull de estimação e que adoram arrumar briga na rua, muito bem: você errou! Para começarmos a compreender essa luta, podemos tomar a tradução imediata do termo jiu jitsu, que seria “caminho suave”. Isso se deve aos seus princípios básicos, uma vez que essa prática privilegia o equilíbrio e o sistema de alavancas do corpo humano em detrimento do uso da força e das armas. Ou seja, uma luta que prioriza a consciência corporal ao invés da força, não pode ser associada às arruaças de rua.

A história do jiu jitsu remete à Índia. Acredita-se que essa técnica teria sido criada por monges budistas, que buscavam um método de defesa pessoal. Conforme o budismo teria se expandido, o jiu jitsu também o teria. Assim, sua prática e ensinamentos passaram pela China até atingir o Japão, local onde a técnica foi popularizada. No século XIX, alguns mestres se dispersaram do Japão e um deles veio se fixar em Belém do Pará, em 1915, onde conheceu e criou vínculo com a família Gracie. Aí reside uma coincidência que modificaria o rumo dessa arte marcial. Gastão Gracie era pai de oito filhos, e incentivou o mais velho a aprender a arte com o mestre Esai Maeda Koma.

Carlos Gracie, já detentor da arte marcial do jiu jitsu, mudou-se de Belém para o Rio de Janeiro aos dezenove anos de idade, com o intuito de lutar e de ensinar essa luta. Obteve tamanho sucesso ao ponto de modificar alguns aspectos do jiu jitsu tradicional e fundar um novo estilo de lutar: o brazilian jiu jitsu, que privilegiava a luta no chão, seguida por golpes de finalização, ao contrário do jiu jitsu tradicional que mantinha seu foco nas quedas.

Atualmente, o jiu jitsu é um esporte reconhecido e regulamentado, em nosso país, pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Em nível regional, há as federações estaduais. As principais competições nacionais são o campeonato brasileiro, o campeonato brasileiro de equipes e o campeonato brasileiro de estreantes. Outro papel da confederação brasileira é o de selecionar atletas para competirem em nível internacional, como o campeonato pan-americano e o campeonato mundial.

Os níveis de desenvolvimento de um atleta são representados pela cor da faixa que amarra o seu quimono. Para atletas adultos, as cores são: branca, azul, roxa, marrom, preta, coral e vermelha, em ordem crescente de habilidade. Já no que se refere às crianças, como modo de incentivo, há a inclusão de outras três cores de faixa, localizadas entre a branca e a azul, são elas: amarela, laranja e verde.

Sobre as regras:

A área de disputa entre dois atletas, chamada de ringue, tem área variável entre 64 e 100 metros quadrados. É restrita uma área menor para o combate, de modo que reste uma parte específica denominada de área de segurança. A cor do tatame da área de segurança é diferente da cor do tatame voltado à área de combate;
Antes de iniciar uma luta, os atletas devem passar por uma supervisão da organização do campeonato. Sua função é a de verificar se as unhas estão curtas, qual a cor da faixa e se o quimono está em condições ideais para a realização do combate;
Vence uma luta, o atleta que finalizar o outro. No entanto, há casos de combates em que isso não ocorre. Nesse caso, são contabilizados os movimentos de cada atleta e é feito uma somatória dessa pontuação. É considerado o vencedor aquele que somar mais pontos durante a luta.

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s