Educação Física, Esportes, Esqui Aquático, Jet Ski, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Jet Ski – História – Campeonato e Provas (Educação Física – Esportes)

O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki

O Jet ski é uma máquina com motor movido a combustível, que tem a capacidade de carregar uma ou duas pessoas, cujo objetivo primeiro é a locomoção sobre a água. É por isso que ele também é conhecido como moto-aquática, já que as semelhanças entre essa máquina e a motocicleta são muitas, a exceção é que a moto promove a locomoção em meio terrestre e o jet ski em ambiente aquático.

O termo jet ski foi cunhado a partir da empresa fabricante Kawasaki. Tamanha foi a popularidade ganha que, a partir de então, todas as moto-aquáticas, quaisquer que fossem seus fabricantes, ficaram conhecidas pelo mesmo nome do produto Kawasaki. O jet ski tem um tipo de funcionamento bastante particular: a inexistência de leme – instrumento responsável por proporcionar o direcionamento de embarcações – revela que a direção é propiciada por meio de jatos propulsores. Ou seja, apenas é possível alterar a direção de um jet ski quando o condutor o está acelerando.

Inicialmente usado para o lazer, mais tarde os usuários da moto-aquática começaram a se organizar e montar minicompetições, apenas por divertimento. Até que em meados de 1990, apoiados pela Kawasaki – até então a única empresa fabricante do produto – alguns usuários uniram-se e montaram a Associação Internacional de Jet Ski, cujo propósito era o de promover competições oficiais para esse público. Mais tarde, outras empresas também passaram a fabricar as moto-aquáticas, como a Bombardier e a Yamaha, e a associação internacional passou a incluir em seu quadro de filiados também os portadores de jet skis das outras marcas. No Brasil, a organização que representa esse esporte é a Associação Brasileira de Jet Ski, fundada em 1992.

No Brasil, tanto a prática do jet ski, quanto o simples fato de portar o equipamento, são motivos de regulamentação específica. Para conduzir uma moto-aquática é necessário que a pessoa seja portadora de uma habilitação autorizada pela Marinha brasileira e, para isso, é preciso que esse condutor tenha mais de 18 anos de idade e deve sempre utilizar colete salva-vidas adequado para a sua massa corporal. Além disso, a moto-aquática deve estar registrada em delegacia regional. Por motivo de possíveis acidentes, o uso de jet ski a menos de 200 metros da costa não é permitido.

As provas oficiais desse esporte são divididas em três modalidades diferentes: circuito fechado, slalon e endurance. Cada uma dessas modalidades são segmentadas em categorias, que variam por graus de habilidade – iniciantes e avançado – e por modelo de jet ski.

Circuito fechado: a organização da prova coloca boias vermelhas demarcando o circuito a ser percorrido. Os competidores posicionam-se lado a lado na linha de partida e vence aquele que cumprir a quantidade de voltas estipulada pela organização em menor tempo. Deve-se ressaltar que o número de voltas é variável de acordo com o nível técnico dos pilotos. Outra divisão é a partir do modelo de jet ski que eles apresentam: são divididas categorias também de acordo com as cilindradas da máquina pertencente ao piloto;
Slalon: prova também conhecida como corrida contra o relógio. Para essa prova, são dispostas as boias em zigue-zague. A função do competidor é realizar o trajeto ida e volta, no menor tempo possível;
Endurance: trata-se de uma prova de longa duração. A competição se dá em duplas, por jet ski, e são permitidas tantas paradas quanto necessárias, seja para abastecimento, troca de pilotos, ou reparos na máquina.

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s