Educação Física, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Apnéia – Esporte – História do Mergulho Livre em Apnéia – Tipos de Mergulho – Educação Física

É a suspensão involuntária da respiração. A forma involuntária é como, por exemplo, a apnéia do sono, isto é, um distúrbio no qual a pessoa pára de respirar com freqüência quando está dormindo. Existe uma prática recreativa chamada mergulho livre em apnéia, na qual o mergulhador retém o ar nos pulmões durante toda a imersão, ou seja, há a suspensão voluntária da respiração com o objetivo de manter o fôlego durante o mergulho.

História do Mergulho Livre em Apnéia

Dentre as diversas técnicas existentes de mergulho a do mergulho livre em apnéia é a mais antiga. Teve origem na tentativa do homem de encontrar tesouros e alimentos. A apnéia tem várias passagens pela história, dentre as quais se destaca a da Grécia Antiga; os apneístas gregos ficaram conhecidos por terem feito parte de explorações militares em 500 a.C., quando realizaram uma fuga, pelo mar, da prisão no navio do rei persa Xerxes I, e soltaram todos os navios persas ancorados, enquanto os guardas pensavam que os gregos haviam se afogado.

As competições da apnéia tiveram início quatro anos após o final da Segunda Guerra Mundial, com o capitão da força aérea italiana, o ítalo-húngaro Raimondo Bucher, desceu 30 metros em apnéia, fazendo a utilização de máscara, snorkel e barbatanas, ele deixou um bilhete na marca para a comprovação. Desde então, a competição da apnéia vem evoluindo, contando com grandes apneístas. A marca recorde da apnéia vem sendo atingida constantemente.

Tipos de Mergulho

• Mergulho de Lazer; nesse tipo de mergulho é necessário equipamentos como snorkel, máscara nadadeira, cilindro, colete, regulador e cinto de lastro. A pessoa pode descer até 18 metros de profundidade, porém o praticante deve passar por um treinamento de 30 horas.

• Mergulho Profissional; nessa modalidade são necessários equipamentos específicos, pois exige um maior grau de dificuldade.

• Mergulho em apnéia; onde o praticante apenas mantém o ar em seus pulmões durante a imersão sem o uso de aparelhos.

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s