Blocos Econômicos e Organizações Internacionais, Geografia, Integração da Venezuela ao Mercosul, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

Integração da Venezuela ao Mercosul – Blocos Econômicos e Organizações Internacionais – Geografia

Hugo Chávez, presidente venezuelano.

No dia 04 de julho de 2006, a Venezuela deu um importante passo ao ser ratificado o protocolo de sua entrada no bloco econômico MERCOSUL. No ano anterior já havia sido concedida a condição de Estado associado em processo de adesão, em outras palavras, poderia falar e opinar nas reuniões do bloco, no entanto, desprovido do direito de votar.

Somente após quinze anos de criação, o MERCOSUL aceitou o quinto membro, a Venezuela. O protocolo de adesão teve a participação e a assinatura dos respectivos líderes governamentais daquele momento, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela; Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil; Néstor Kirchner, da Argentina; Nicanor Duarte, do Paraguai; e Tabaré Vázquez, do Uruguai.

A partir da assinatura desse protocolo, a Venezuela ficou incumbida de cumprir as obrigações estipuladas em tratados anteriores, como o Tratado de Assunção e os protocolos de Ouro Preto e Olivos,  inclusive adotando a Tarifa Externa Comum (TEC). Portanto, a integração definitiva desse país ao Mercosul ocorrerá quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.

A inserção da Venezuela no MERCOSUL pode repercutir de modo negativo, pois possui divergências com a atual potência mundial, os Estados Unidos, mesmo assim os representantes do bloco consideram a integração positiva para todos os membros.

Advertisements
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s