AlCA x ALBA, Blocos Econômicos e Organizações Internacionais, Geografia, Trabalho Escolar, Trabalhos Escolares

ALCA x ALBA – Blocos Econômicos e Organizações Internacionais – Geografia

Manifestação contra a ALCA e a favor da ALBA

Na última década, os líderes norte-americanos se empenharam para promover a implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), a criação desse bloco econômico visa promover um aumento nas relações comerciais, de mercadorias e capitais, no entanto, o governo norte-americano veta a circulação de pessoas entre os países membros, isso pode ser traduzido como uma defesa dos americanos contra a entrada de imigrantes latinos.

Segundo o General Colin Powell, a criação da ALCA permitiria uma integração de territórios partindo desde a Patagônia até o Alasca, no qual as empresas dos países membros iriam desenvolver entre eles o comércio, a circulação de capitais e a intensificação dos controles tecnológicos, além de uma perspectiva de acesso a acumulação de riquezas.

As discussões acerca da implantação da ALCA propiciaram, em diferentes localidades do continente Latino-americano, o surgimento de inúmeros movimentos de esquerda contrários à integração.

Um movimento anti-ALCA aconteceu em abril de 2005, quando os líderes da Venezuela e Cuba se reuniram e propuseram a criação de um bloco que se opõe a ALCA, denominado de ALBA, sigla essa que significa Alternativa Bolivariana para as Américas.
A essência do bloco ALBA baseia-se na cooperação entre as nações, buscando formas que não faça distinção entre os países, além disso, alcance um patamar uniforme de desenvolvimento, a igualdade seria consolidada a partir da aplicação de medidas de compensação, a ALBA propõe ainda o oferecimento de créditos, equipamentos e tecnologias direcionadas às empresas em processo de relutância.

Anúncios
Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s