Educação Física, Enfermagem

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA


A Atividade Física

A atividade física praticada regularmente é cientificamente comprovada como uma das maneiras de se prevenir algumas doenças e curar outras.
Mais recentemente, vem sendo implantada nas empresas, de forma recreativa, competitiva e com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
 Mas a atividade física não é apenas direcionada para apenas funcionários de empresas,ou pessoas com a oportunidade semelhante. Você que vive um vida sedentária também deveria melhorar a sua vida praticando esportes. Correr na praia,andar,nadar,praticar algum esporte, fará de você, uma pessoa mais ativa, mais feliz, além disso, você estará previnindo muitas doenças ou ao mesmo tempo estará se reforçando para que se ela apareça, você tenha condições de superá-la rapidamente.
Os exercícios aeróbios aumentam o gasto de energia, melhoram o condicionamento físico, melhoram a composição corporal, reduzem os depósitos de gordura e assim podem resultar em uma perda de até 7 kg ao ano.
A quantidade de energia gasta durante a prática dos exercícios aeróbios (caminhada, corrida, natação, ciclismo, aulas de ginástica, etc.), com 20 a 30 minutos de duração, 4 a 5 vezes por semana é de aproximadamente 100 a 500 kcal. A curto prazo esses exercícios não apresenta efeitos aparentes, mas se essas atividades fizerem parte do seu dia a dia de forma regular e contínua, poderão proporcionar maiores chances de manterem seu peso e reservas energéticas dentro de níveis normais.

MELHORA A QUALIDADE DE VIDA
 
VOCÊ SABIA QUE?

* Aproximadamente 70% da população da cidade de São Paulo é sedentária. Pesquisas mostram que se essas pessoas praticarem algum exercício físico regular, podem reduzir em 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares.
 
* 54% dos fatores de risco de morte por problemas cardíacos estão relacionados ao estilo de vida, isto é, alimentação, atividade física, pressão arterial, etc.
 
* Pesquisa realizada com 4.000 executivos e profissionais liberais: 70% convivem com o alto índice de estresse, 65% são sedentários, 60% estão com peso acima do normal.
 
 * Especialistas já admitem que para diminuir os riscos de problemas cardíacos e outras doenças, tanto faz você praticar atividade física em uma sessão de 30 minutos ou dividi-la ao longo do dia em três de 10 minutos




INVESTIMENTO  EM  QUALIDADE  DE  VIDA


Atualmente as empresas procuram profissionais em total estado de equilíbrio físico, emocional, social e espiritual e que coloquem em prática todo seu potencial criativo em benefício da empresa e da comunidade.
A Excelência Organizacional, fator essencial para acompanhar a competitividade do mercado exige um estilo de vida saudável, assim muitas empresas começaram a implantar programas de qualidade de vida para melhorar o bem estar geral do funcionário. 
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que para cada dólar investido em programas de qualidade de vida economiza-se 3 dólares incluindo assistência médica, queda no absenteísmo, na rotatividade e aumento de produtividade. A década de 90 caracterizou-se pela preocupação das empresas com a qualidade de vida de seus funcionários. Cerca de 80% das grandes empresas americanas, 70% das alemãs e quase a totalidade das canadenses desenvolveram algum  tipo de programa nessa área.
No Brasil várias empresas implantaram programas de qualidade de vida na década de 90, e realmente puderam ver que a atividade física faz de seus funcionários seres mais pensativos, mais dinâmicos, mais descontraídos, fazendo assim, um trabalho melhor desenvolvido, mais competente e com conseqüentemente com maiores lucros para as empresas.

FAÇA EXERCÍCIOS! CAMINHE, CORRA, NADE, PEDALE, . . .

Porque fazer?

* Melhoram o humor – a prática de atividade física torna as pessoas mais confiantes, aumentam a auto-estima e reduzem a ansiedade.
* Emagrecem – exercícios utilizam gordura como fonte de energia, que aliados a uma dieta saudável e balanceada reduzem a massa de gordura.
* Ossos mais fortes – os ossos, assim como os músculos, precisam de estímulos para ficarem fortes e evitar o risco de osteoporose.
* Melhoram a resistência física – aumentam a capacidade pulmonar e fortalecem o coração, fazendo com que um volume maior de sangue chegue aos músculos a cada batimento cardíaco, além de facilitar o transporte de oxigênio.
* Aliviam o stress – os exercícios fazem o organismo liberar algumas substâncias, entre elas, a adrenalina, além de hormônios que ajudam a descarregar tensões, dando uma sensação de relaxamento e bem estar.
* Controlam a hipertensão e previnem doenças cardíacas – exercícios aeróbios aumentam a circulação colateral e o nível de HDL (bom colesterol), diminuindo o depósito de gordura nas artérias e vasos. Isso faz o sangue fluir melhor e o coração trabalhar menos e com mais eficiência.
* Ajudam a controlar o diabetes – a atividade física aumenta a sensibilidade do organismo à insulina (responsável pelo transporte da glicose do sangue para os tecidos), melhorando a glicemia (nível de açúcar no sangue).
Porque a caminhada é eficiente para perda de peso?

Geralmente, pessoas obesas ou com baixo nível de condicionamento físico que iniciam um programa de atividades com corridas, não suportam a intensidade e tendem a diminuir o tempo da atividade ou interrompê-la.
A caminhada é eficaz, pois as pessoas conseguem realizá-la numa intensidade menor e por um tempo mais prolongado, atingindo mais facilmente seus objetivos.
Para se queimar gordura, que é uma reserva de energia, há necessidade de se realizar essa atividade por mais de 20 a 25 minutos, pois quanto maior o tempo da atividade, maior é a queima de gordura.
Além disso, as chances de lesões articulares e musculares são bem menores que na corrida, pois o impacto contra o solo pode ser até duas vezes menor.

Devo praticar exercício uma ou várias vezes ao dia?

Especialistas já admitem que para diminuir os riscos de problemas cardíacos e outras doenças, tanto faz você praticar atividade física em uma sessão de 30 minutos ou dividi-la ao longo do dia em três de 10 minutos. No entanto para emagrecer, embora o gasto calórico seja igual, o exercício contínuo é melhor porque queima mais gordura, principal fonte de energia utilizada pelo organismo após 20 a 25 minutos de atividade. Antes disso o organismo também a utiliza, mas em menor quantidade.
Conclusão:
Pude ver então que a atividade física só tem pontos positivos, sendo assim muita das vezes, a cura de uma doença, a melhoria de outra, e que quem faz qualquer atividade física vive melhor, vive menos stressado, menos aguniado, menos triste e que além de ser uma diversão em grande parte, você além de se divertir, você veive mais feliz!
          A atividade física é um solução para quem se encontra infeliz,sedentário e para quem tem alguma doença! Quer viver bem? Basta praticar atividades físicas periodicamente, que sem dúvida alguma, a pessoa viverá melhor consigo mesma,com sua saúde e com o seu próximo.
Bibliografia:

- Revista Saúde Pública
- Haskeel0Physical Activity in Early and Modern Populations
- Revista Inovação
- Sáude e Vida – Prof. Emilio Marchetti / Prof. Márcio Macarini

 Trabalho escolar enviado por:
Átila Melo


FONTE: 
EDMS – Trabalhos Escolares, Educação & Diversão (ANO 2000 – 2003)

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